O Que Devemos Pregar


Em Atos 2:14-39 vemos o sermão de Pedro e ele é um dos mais admiráveis de toda a Bíblia e nos ensina muito sobre qual deve ser a pregação da igreja, nesse sermão é bem notório o conteúdo da mensagem que devemos ministrar aos filhos de Deus, veja:

Atos 2:14-21 - Pedro fala do cumprimento da profecia de Joel.

Atos 2:22-36 - Pedro fala da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro do corpo do sermão ele usa profecias do Antigo Testamento para confirmar que Jesus é o Messias prometido (vs 25-29;Sl 16:10).

Esses são os momentos do sermão em que Pedro usa o Antigo Testamento para confirmar para os seus ouvintes, os judeus em especial, que Jesus é o Messias (v. 36). E ele concluiu o sermão aplicando-o diretamente aos ouvintes "...vós crucificastaes", transmitindo com clareza a necessidade de arrependimento por parte dos seus ouvintes .

Olhando para tudo o que Pedro disse, observe os nossos dias e veja se no lugar onde você frequenta, os ensinos estão baseados na vida e obra de Cristo, esse sermão é um modelo do que devemos pregar nos cultos, nele vemos as marcas da mensagem que um pregador deve pregar. Note como Lucas narra o início do sermão em Atos 2:14: "Então se levantou Pedro, com os onze; e erguendo a voz, adverti-os nesses termos..." Pedro começa com uma advertência, porém ele faz isso citando as Escrituras (Jl 2:28-32) ele usa a Bíblia e não a sua própria razão; isso nos mostra que ao abrirmos a boca para pregar o evangelho, não devemos jamais dizer o que achamos ou dar a nossa opinião, mas dizer o que a Bíblia Sagrada diz, afirmar o que ela afirma e expor tudo o que nela está escrito.

Pedro fez isso usando a própria Bíblia, pois como disse um grande sábio "a Bíblia explica a Bíblia". Depois em Atos 2:22 ele fala que os milagres operados por Jesus era uma confirmação visível de Deus Pai, mostrando que Cristo era o Messias, então ele usa novamente a Bíblia para explicar a vida e obra de Cristo, isso nos prova que a igreja de Cristo não necessita de meios humanos para que as pessoas venham a Cristo, meios humanos que não tem apoio nas Escrituras tais como "campanhas de milagres, quebras de maldições, culto da vitória, danças, pregadores que falam linguagem de jovens, ou outros que contam piadas no púlpito etc..." , se pensarmos que ao usarmos meios humanos levaremos salvação as pessoas estamos enganados, as pessoas que são atraídas por essas coisas nunca se converteram e é por isso que vemos um rodízio tão grande de pessoas que entram hoje e sai amanhã da igreja, é exatamente porque vieram atrás de bênçãos, milagres, ou por que a "igreja" se tornou um lugar legal, o pregador é legal. Pedro nos ensina que quem chama as pessoas à salvação não são os meios humanos que o pregador usa em seu sermão, mas é o Senhor quem chama (v. 39).  É muito interessante que Pedro não fez o que hoje se chama de "apelo para a salvação", não vemos em lugar nenhum ele perguntando se "alguém quer aceitar a Jesus?"  

Porque? Poque quando ele termina sua pregação quem faz a pergunta são os ouvintes, pois eles entenderam que precisavam do perdão de Deus, e ser aceitos, e não o contrário, quem precisa de Deus somos nós, quem precisa de uma chance somos nós, portanto eles fizeram o apelo aos apóstolos: "ouvindo eles essas coisas compugiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: que faremos irmãos?"

A resposta de Pedro, não foi "venha no culto dos milagres", ou "vamos quebrar as maldições", essa não foi a pregação de Pedro, pois ele sabia que o Senhor nos chama por meio do evangelho, e da pregação fiel da Bíblia, o Espírito Santo atua em nós nos dando plena convicção de pecado, e então cremos no Cristo da cruz. 
Por isso a resposta de Pedro no verso 38 é "...arrependei-vos cada um de vós..." A mensagem de Jesus era arrependei-vos, a mensagem dos apóstolos era arrependei-vos, mas, infelizmente a mensagem da igreja moderna é "Jesus tem uma bênção para você", hoje é notório, o desvio do povo, pois eles desconhecem o Cristo da Bíblia.

Concluo dizendo, a igreja de Cristo não precisa de nada além Dele mesmo e das Escrituras, pois é a Palavra de Deus que nos ensina como proceder, e como orar.

Soli Deo Gloria

Leonison Porfirio

Comentários