A ALMA DEPRESSIVA (Salmo 42)

Como esse Salmo é relevante para nós hoje, como ainda precisamos todos os dias lidar com esse assunto no meio cristão. Em pleno século XXI quanta ignorância ainda acerca do tema.
Esse lindo Salmo demonstra claramente a condição do salmista ao colocar pra fora aquilo que está dentro, é um Salmo de profunda introspecção onde ao que parece o salmista está passando por momentos de profunda sequidão espiritual penso assim porque logo no versículo 1 é descrito como ele se sentia, ele se vê na figura da corça suspirando por água. Provavelmente por algum motivo ele havia sido afastado de Jerusalém onde o Senhor havia prometido que habitaria no santuário e por isso ele foi alcançado por uma tristeza profunda além de seus inimigos fazendo zombarias: "...enquanto me dizem continuamente: O teu Deus onde está?"

A muita confusão sobre o tema porque muitos não compreendem onde no homem atuam esses sentimentos que os levam a ficar depressivos, o que primeiro precisamos compreender é a causa da depressão e esta pode acontecer por diversos motivos como por exemplo: frustrações, perdas inesperadas, descoberta de doenças incuráveis, lembranças que é o caso do salmista (v. 4). Mas o principal causador chama-se pecado, que nada mais é do que o desvio ou afastamento de Deus.

A depressão acontece na alma do ser humano, não é possessão demoníaca como pensam alguns, mas um abatimento profundo, uma tristeza amarga que passa da alma para o espírito humano, acometendo assim as vontades humanas. Sendo assim a depressão atinge o homem por completo alma, espírito e corpo, Satanás ou o adversário, pode ter atuação naquilo que pode futuramente causar a depressão, mas nunca ser aquele que deprime a alma do Cristão, pois ele não tem poder sobre ela, ele pode nos tentar, porém a depressão não acontece em meio a tentação e sim quando se cai nela, ele pode nos fazer lembrar do que cometemos e como diabo, acusador, tenta nos acusar, mas nunca diretamente nos tomar por inteiro pois não somos sua propriedade, pois somos de Deus (1Pe 2:9).

Observe no Salmo sugerido que dos versos 1-4 o salmista descreve a primeira sessão da sua tristeza e lamentação e nos vs 5 talvez o mais conhecido ele nos mostra o refrigério para a situação, ele primeiro se pergunta "porque está abatida ó minha alma? Porque te perturba dentro em mim?" Em seguida a solução "Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu", em uma tradução mais apurada aparece assim "deposita toda a sua esperança em Deus", essa é a solução que o salmista apresenta. Para os filhos de Deus todas as vezes que se sentirem assim a solução sempre é a mesma, depositar a esperança em Deus pois Ele é quem pode atuar em nossas emoções e restaurar nossa comunhão que é afetada com a depressão, como Paulo diz em Colossenses 1:27 "Cristo em vós a esperança da glória".
Minha oração é para que os filhos de Deus não desfaleçam dessa maneira, mas que ergam-se, levantem-se, lancem-se em Cristo e depositem todas as suas expectativas e esperança nele, pois somente debaixo de tuas asas estarão seguros.

Soli Deo Gloria

Leonison Porfírio

Comentários