Os Fundamentos da Igreja

A palavra concidadãos em Efésios 2:19 vem do grego Sunpolitai e origina-se da palavra grega Poloteia que quer dizer cidadão e usada pelo apóstolo Paulo em Atos 22:25-29, o interessante é que tanto o texto quanto o contexto de Efésios 2:19 está falando da criação de uma nova humanidade ou nova sociedade ou novo homem unidos por meio de Cristo; Paulo se referindo aos gentios diz que éramos incircuncisos (v. 11), sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranho as alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo (v. 12), porém Paulo nos mostra que Cristo, derrubou a parede de separação que existia entre judeu e gentios e também entre nós e Deus. O que Paulo quer demonstrar é que existia no Antigo Testamento dois povos, ou seja, os judeus que era o povo escolhido, a nação a qual o próprio Deus governaria e os gentios um povo rejeitado pois não tinham a esperança no Messias. Mas graças a Deus, pois em Cristo fomos unidos e de ambos os povos Ele criou um só novo homem, portanto hoje Deus não tem dois povos, Ele tem apenas um povo e esse povo é constituído tanto por judeus quanto por gentios.
Deus uniu judeus e gentios em Cristo, formando um novo cidadão (Fp 3:20), uma nova pátria.
Já em Efésios 2:19 a igreja é chamada de a família de Deus.
Ela também é o novo homem, essa nova sociedade criada em Cristo e chamada de edifício que está sendo erguido sobre um fundamento que é Cristo a Pedra Angular. A palavra grega aqui é Petra que carrega a ideia de uma grande rocha, que vemos em Mateus 16:18 onde Jesus diz: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja". Veja que a palavra traduzida aqui no grego não é Petra, mas Petrus que significa pedaço de pedra ou pedaço de rocha ou pedra pequena, portanto a igreja não está edificada sobre Pedro e nem sobre homem algum. O apóstolo Pedro mostra em sua epístola que os cristãos são "...pedras vivas, sois edificados casa espiritual" ( 1 Pe 2:5-8), ou seja, a igreja é composta de pecadores redimidos de pedras pequenas que estão sendo edificados, erguidos e construídos em casa espiritual, aonde Deus por meio do seu Espírito habita.
Em 1 Pedro 2:6 ele explica sobre o que essas pequenas pedras vivas estão sendo erguidos, sobre a "PEDRA ANGULAR" (a Petra ou a grande rocha) que no verso 7 ele diz que "foi rejeitada, mas é a principal pedra angular".
Portanto Paulo em Efésios 2:20-22 está afirmando inspirado pelo Espírito Santo que a nova sociedade é composta por homens de todas as raças, povos, tribos, línguas e nações e eles são um edifício, não um templo feito por mãos humanas, mas suas próprias vidas, seus corações e suas mentes são a casa ou o santuário erguido para Deus, e eles estão bem ajustados sobre Cristo o fundamento a grande pedra e cabeça da Igreja. Hoje Cristo reina e habita sobre essa nova humanidade criada e unida Nele.
Por isso a Igreja de Cristo não necessita de grandes impérios construído por mãos humanas, por isso a Igreja é gloriosa, sem mancha, sem ruga ou coisa semelhante, por isso muito do que vemos por aí que levam o título de igreja não é a igreja, pelo simples fato de suas bases e motivações não estarem em Cristo, por isso vivamos para a glória de Cristo e não para os homens.

Soli Deo Glória

Leonison Porfirio

Comentários