O PROPÓSITO ETERNO - Parte 3


Nesses últimos dias temos meditado a respeito da criação, queda, vida humana e redenção e temos buscado responder qual o propósito de Deus em tudo isso.
Em Romanos 8:18-25 diz: "porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus." Temos aqui um vislumbre do Eterno Propósito de Deus, precisamos entender que existe um propósito em relação ao mundo criado e ao homem, a queda do homem em pecado (Gn 3) não afetou somente o homem mas todo universo foi contaminado e amaldiçoado por causa do pecado (Gn 3:17), portanto o propósito da redenção não é salvar o homem do pecado somente, mas toda a criação (observe que eu disse toda criação e não toda criatura, rejeitamos essa ideia do universalismo que Deus irá salvar todo homem). O texto diz que à uma ardente expectativa da criação na revelação dos filhos de Deus, por que isso? Quando o Senhor nos regenerou, nos deu fé para crer em Cristo no dia da nossa conversão o seu Espirito passou a habitar o nosso espírito e testifica que somos filhos de Deus, a questão aqui é que ainda pecamos, pois ainda estamos nesse mundo caído e presos à um corpo de pecado (Rm 7:20). 
Portanto não somos plenamente perfeitos ainda. Para entendermos o texto acima eu sugiro que pense o seguinte, a obra de Cristo na Cruz é completa, em uma perspectiva presente ela redime o espírito do homem, a alma do homem e em uma perspectiva futura redime o corpo do homem e o cosmo (universo, natureza, mundo criado), então hoje o Espírito de Deus habita o nosso espírito e aplica a redenção por meio da Cruz de Cristo à nossa alma, mas o nosso corpo ainda é pecaminoso e somente quando Jesus voltar (futuro) é que o nosso corpo será plenamente redimido e glorificado então haverá a manifestação dos filhos de Deus de maneira plena. Pelo fato de a natureza ter sido criada boa e ter sido contaminada ela sofre os efeitos do pecado gemendo e aguardando o dia da redenção final quando de fato os filhos de Deus receberão um corpo semelhante ao de Cristo, ou seja, glorificado sem a possibilidade de pecar, quando Cristo voltar e consumar todas as coisas, toda sua criação será também redimida para que receba um povo redimido a fim de habitá-la. O propósito de Deus em redimir para si um povo é que esse povo redimido habite em uma terra redimida e Ele o Senhor dos Senhores reine e habite no meio do seu povo recebendo todo louvor e Glória pelos séculos dos séculos.

Somente a Deus Glória

Leonison Porfírio

Comentários