O PRAZER DA GRAÇA

"Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam" (Sl 63:3).

Há um significado muito mais profundo quando pensamos em graça do que apenas como um "favor imerecido". Ainda que a definição seja o favor de Deus há algo mais profundo, o próprio ser de Deus é incluído quando Ele manifesta sua maravilhosa graça. 
Algumas traduções traduzem a palavra graça aqui por bondade, e diz: "sua bondade é melhor do que a vida". O que eu quero dizer é que quando pensamos em graça precisamos pensar na manifestação do próprio ser de Deus, pois a sua essência é revelada a homens pecadores por graça; agora observe o que Davi realmente está dizendo, provavelmente Davi está sendo perseguido por seu próprio filho Absalão que buscava matá-lo para  sentar-se no trono, esse é o contexto por trás dessa linda música. 
Alguém que pode ser morto por seu próprio filho dizer uma coisa dessa é no mínimo excepcional e fantástico, e porquê? Por que a maioria de nós ficaria triste pelos cantos, ou deprimidos querendo entender porque nosso filho buscaria nos matar, mas Davi conhecia tão profundamente o seu Deus e tinha tanto prazer Nele que ele entende que a graça de Deus que é amor, misericórdia, bondade, longanimidade era melhor do que a própria vida dele mesmo. 
Em outras palavras Davi está dizendo: "não quero agir como se fosse o dono da minha própria vida, mas descansarei em ti, é melhor do que viver ou agir com meu próprio braço". Davi não quer ter o seu próprio braço ou força esmagando seu inimigo, mas ele quer deleitar-se na bondade de Deus, ele não quer fazer, mas quer que o Senhor faça, e se caso o Senhor não fizesse ele viveria ou morreria pela graça. 
O prazer de Davi está inteiramente no seu Deus. Será se nosso coração anseia tanto por sua graça assim como Davi? Será que é possível para nós encontrarmos tanto prazer nesse amor e bondade como Davi? É claro que sim, Davi assim como nós tinha muitas falhas, mas o seu prazer não estava em pecar e viver sua própria vida e sim em provar as delícias da graça, portanto precisamos se entregar ao Senhorio de nosso Deus e parar de querer viver nossa própria vida, e como Paulo disse: "vivo não mais eu mas Cristo vive em mim" (Gl 2:20). Isso é melhor do que a vida humana ter a graça encarnada vivendo em nós.

Soli Deo Gloria

Leonison Porfirio.

Comentários