O PROPÓSITO ETERNO - Parte 1

Hoje à uma enorme confusão quando pensamos em propósito, cada um possui seu próprio objetivo, há pessoas que parecem viver uma vida sem propósito como se sua vida não tivesse um porquê. Quando olhamos para os catecismos escritos pelos Puritanos observamos que essa é a primeira pergunta "pra quê Deus criou o homem, qual o fim principal do homem?" 
Não pense que há uma resposta simples para essa pergunta, os Puritanos resumiram assim "o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre". Parece ser uma resposta simples, no entanto há uma profundidade enorme na resposta porque envolve não apenas o homem mas o seu Criador, a grandeza da criação não está na criatura mas em seu Criador, a beleza das coisas criadas possuem sua essência em quem os criou, a vida de tudo que fora criado pertence a alguém que os criou. Precisamos ter lucidez ao pensarmos que há um propósito pelo qual existimos, ao criar o mundo Deus não deixou um vazio em sua mente sobre o que aconteceria, ao criar o homem e colocá-lo no Jardim do Éden Deus estava demonstrando um vislumbre do seu propósito para a mais bela de sua criatura, Ele tinha comunhão com o homem e o homem o via face a face, essa relação entre criatura e criador demonstra que Adão era satisfeito em Deus, ele gozava da comunhão Divina, mas ele falhou em cumprir seu propósito e encontrou satisfação em outra coisa, logo que Adão caiu ele se escondeu, fugiu de seu Criador. Na queda é como se Adão dissesse com sua atitude de desobediência "não preciso de tudo isso e nem Dele pois serei como Ele é." O prazer e satisfação de Adão em Deus se foi. Acontece que nada e ninguém pode frustrar Deus ou pegá-lo de surpresa Ele tem um propósito e irá cumpri-lo portanto Deus demonstra graça ao sentenciar o homem no Jardim não o matando fisicamente de imediato mas, dando à ele meios de graça para que viva. Entendemos que ao fazer o que fez depois da queda Deus revela ali um vislumbre do Evangelho deixando uma promessa, a semente da mulher que será ferido pela serpente mas a vencerá, Deus Pai começa a demonstrar o seu propósito em relação a sua criação, glória ao Altíssimo por deixar sempre uma promessa mostrando assim sua supremacia. Que ninguém o impede e nem o pega de surpresa mas que tudo acontece para sua própria Glória, o Apóstolo Paulo fala gloriosamente sobre essa promessa e seu cumprimento chamando de segundo Adão aquele que viria restaurar a comunhão entre Deus e homens (Rm 5), ele diz em sua carta aos Coríntios que Ele é aquele que tem o ministério da reconciliação e que devolverá tudo ao Pai. 
Deve ser glorioso e satisfatório para nós saber que fazemos parte desse propósito e que dentro do propósito maior que é o eterno propósito de Deus há ainda espaço para pessoas como nós, que hoje somos restaurados com o Pai, a vida Dele está em nós e o seu propósito é tornar isso pleno. Só temos uma coisa a dizer: "graças a Deus por Jesus Cristo", "bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" e obrigado pelo divino "Espírito Santo que é o penhor da nossa herança" (Ef 1:1,2,12-13).

Somente a Deus Glória

Leonison Porfirio

Comentários