Em Atos 2:42 Lucas diz: "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações."
Veremos hoje que a igreja primitiva não só tinha o ensinamento correto, a doutrina apostólica, ou simplesmente a comunhão dos santos, ela também partia o pão.
À alguns dias atrás olhamos para as duas primeiras marcas da igreja primitiva, que é o nosso modelo de igreja mas correto a ser seguido, pois é o padrão para uma igreja verdadeira e bíblica. Chegamos então à terceira característica, para reconhecermos se a igreja local em que nos reunimos é uma igreja bíblica.
"No partir do pão", muitos confundem esse texto com obras de caridade achando que quando Lucas descreve "partir do pão" ele está se referindo à dividir o que possuímos, mas nós já observamos na segunda marca da igreja que compartilhar o que recebemos é ter comunhão um com o outro, então o que Lucas quer dizer com "perseveravam… no partir do pão"?
Lucas está se referindo a "mesa do Senhor", a Santa Ceia.
Conta-se nos escritos históricos que narram a história da Igreja que, em algum lugar seja na casa de algum irmão ou em alguma festa de um cristão comum, enquanto tinham comunhão um com outro e comiam e bebiam, de repente parava-se a festa do amor e tomavam um pão o partiam e era trazido à memória a morte e ressurreição de Cristo, ou seja era ministrado o sacramento ordenado por Jesus, a Santa Ceia. Em Mateus 26:26-30 e em Lucas 22:19-23 vemos Jesus ministrando a última ceia aqui na terra antes de sua morte e ordenando aos apóstolos que dessem seguimento com o sacramento, veja que Jesus toma o pão dá graças e o parte, eles já estavam reunidos comendo e celebrando a Páscoa, mas Jesus quer mostrar para os discípulos que Ele é o cordeiro Pascoal que deve ser comido e lembrado. Note que em ambas as narrativas tanto de Mateus como de Lucas eles fazem questão de observar a fala de Jesus com relação à ceia, em favor de quem o corpo foi entregue e o sangue derramado. Mateus usa o termo no verso 28 "em favor de muitos", Lucas usa "em favor de vós" se referindo aos discípulos; O fato de participarmos do partir do pão como narra Lucas em atos, não nos garante salvação, pois o ato público de cear, nada pode fazer com respeito ao pecado, é apenas um memorial simbólico, perceba que aquele que o trairia estava presente na última ceia, e dos quatro evangelhos somente João narra sua saída da mesa, mas não se sabe se foi antes ou depois de ter ceado, mas penso que Judas estava lá justamente para nos mostrar que o ato físico de cear não tem poder nenhum, muito pelo contrário só confirma o que o apóstolo Paulo disse quando escreve 1 Co 11:27 "por isso, aquele que comer o pão e beber o cálice do Senhor indignamente, será réu (culpado) do corpo e do sangue do Senhor".
Portanto todos nós, a igreja do Senhor podemos nos achegar a sua mesa com alegria trazendo à memória aquilo que nos traz esperança, podemos comer e beber Dele lembrando de sua entrega naquela cruz derramando o seu sangue para remissão e redenção de muitos, mas também conscientes que a sepultura está vazia pois nosso Cordeiro ressuscitou vencendo a morte e um dia cearemos com Ele.
Soli Deo Gloria
Leonison Porfirio
Veremos hoje que a igreja primitiva não só tinha o ensinamento correto, a doutrina apostólica, ou simplesmente a comunhão dos santos, ela também partia o pão.
À alguns dias atrás olhamos para as duas primeiras marcas da igreja primitiva, que é o nosso modelo de igreja mas correto a ser seguido, pois é o padrão para uma igreja verdadeira e bíblica. Chegamos então à terceira característica, para reconhecermos se a igreja local em que nos reunimos é uma igreja bíblica.
"No partir do pão", muitos confundem esse texto com obras de caridade achando que quando Lucas descreve "partir do pão" ele está se referindo à dividir o que possuímos, mas nós já observamos na segunda marca da igreja que compartilhar o que recebemos é ter comunhão um com o outro, então o que Lucas quer dizer com "perseveravam… no partir do pão"?
Lucas está se referindo a "mesa do Senhor", a Santa Ceia.
Conta-se nos escritos históricos que narram a história da Igreja que, em algum lugar seja na casa de algum irmão ou em alguma festa de um cristão comum, enquanto tinham comunhão um com outro e comiam e bebiam, de repente parava-se a festa do amor e tomavam um pão o partiam e era trazido à memória a morte e ressurreição de Cristo, ou seja era ministrado o sacramento ordenado por Jesus, a Santa Ceia. Em Mateus 26:26-30 e em Lucas 22:19-23 vemos Jesus ministrando a última ceia aqui na terra antes de sua morte e ordenando aos apóstolos que dessem seguimento com o sacramento, veja que Jesus toma o pão dá graças e o parte, eles já estavam reunidos comendo e celebrando a Páscoa, mas Jesus quer mostrar para os discípulos que Ele é o cordeiro Pascoal que deve ser comido e lembrado. Note que em ambas as narrativas tanto de Mateus como de Lucas eles fazem questão de observar a fala de Jesus com relação à ceia, em favor de quem o corpo foi entregue e o sangue derramado. Mateus usa o termo no verso 28 "em favor de muitos", Lucas usa "em favor de vós" se referindo aos discípulos; O fato de participarmos do partir do pão como narra Lucas em atos, não nos garante salvação, pois o ato público de cear, nada pode fazer com respeito ao pecado, é apenas um memorial simbólico, perceba que aquele que o trairia estava presente na última ceia, e dos quatro evangelhos somente João narra sua saída da mesa, mas não se sabe se foi antes ou depois de ter ceado, mas penso que Judas estava lá justamente para nos mostrar que o ato físico de cear não tem poder nenhum, muito pelo contrário só confirma o que o apóstolo Paulo disse quando escreve 1 Co 11:27 "por isso, aquele que comer o pão e beber o cálice do Senhor indignamente, será réu (culpado) do corpo e do sangue do Senhor".
Portanto todos nós, a igreja do Senhor podemos nos achegar a sua mesa com alegria trazendo à memória aquilo que nos traz esperança, podemos comer e beber Dele lembrando de sua entrega naquela cruz derramando o seu sangue para remissão e redenção de muitos, mas também conscientes que a sepultura está vazia pois nosso Cordeiro ressuscitou vencendo a morte e um dia cearemos com Ele.
Soli Deo Gloria
Leonison Porfirio
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