A INCREDULIDADE DE TOMÉ (Jo 20:24,25).

Gostaria de chamar a sua atenção para Tomé, apesar de muitas das vezes o criticarmos por sua incredulidade ou falta de fé, pelo fato de ele ter andado com o Senhor ao longo de seu ministério e depois de ter visto tantos sinais e prodígio, depois de tantos ensinamentos e parábolas, até mesmo a respeito de sua morte e ressurreição, ainda sim o questionamos por tanta incredulidade. Mas creio que precisamos analisar por outro ângulo, o que levou Tomé a não crer? Porque Tomé duvidou? Tomé tinha motivos reais para fazer tal questionamento, note que ele tinha toda uma vida social para se viver e abandonou tudo para atender o chamado do Senhor, ele largou amigos, família, trabalho, enfim Tomé abandonou tudo. Mas ao seguir o Senhor no episódio a frente ele viu o seu Senhor morto em uma Cruz e em seguida posto em um sepulcro. E já havia se passado tantos outros por esse mesmo caminho, por exemplo: Teudas, Judas o galileu e todos pereceram.

Note o senso crítico que nos falta quando nos referimos ao Evangelho e principalmente aos pregadores, aos que sobem no púlpito, deveríamos fazer como Tomè fez: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
Precisamos dizer isso também: "ao menos que mostre as marcas do cravos então não crerei. Todo pregador tem que trazer em si as marcas do Cristo crucificado, as mãos furadas sò assim creremos. Lembre-se Tomé pediu para ver as marcas que a Cruz causou ao seu Senhor, que tenhamos o mesmo senso crítico: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não crerei".

D'angelo Luiz

maio, 2019

Comentários