Duas coisas essenciais na vida de um cristão saltam desse texto,
santidade e amor, uma vez que o nosso Senhor Jesus é inteiramente amor e inteiramente Santo, seu chamado aos eleitos também são a esses dois modos de vida.
Creio que o chamado irresistível de Cristo aos seus é exatamente para que vivam uma vida intensa em santidade, perceba que Pedro trata o estado último do processo de santificação, uma vez que santidade é o estado último de todo o processo de santificação (1Pe 1:2).
Há três doutrinas excelentes aqui nos vs 22-23 são elas, doutrina da santidade, do amor e da regeneração, e elas estão entrelaçadas de forma que não se separam de maneira nenhuma.
Pedro inicia essa verdade no versos 22: "tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade", Pedro não está dizendo que é a sua obediência que te purifica do pecado e sim que, a obediência à verdade dia após dia te mantém puro dia à dia, pois a Bíblia é bem clara quanto à quem fez nossa purificação a saber Cristo ao se entregar na cruz (Hb 1:3; Gl 1:4; Tt 2:13-14), portanto o que Pedro está dizendo é que uma vida obediente é uma vida separada dos padrões do mundo por isso é uma vida pura ou santa, santidade é ser separado, logo o cristão separado também é sem mistura portanto ele é puro.
Deus nos deixou os meios de graça para nos mantermos puros e os encontramos todos nas Escrituras, na oração e na igreja com exposição, oração e ministração da Ceia e o batismo.
O outro grande ensino aqui é sobre o amor fraterno, no grego amor e Philadelphia que significa amor de irmãos e irmãs, então percebemos que uma vida obediente a verdade, uma vida pura e santa nos leva pelo caminho do amor entre irmãos; eu não entendo como poderíamos ser um cristão sem amor, se a pureza te leva ao amor não fingido, ao amor de coração e ao amor ardente uns pelos outros. Paul Washer disse que: "os seus melhores amigos, aqueles que te amam, são aqueles que te dizem as maiores verdades, te agradando ou não, porque ele te ama."
Nos amarmos não quer dizer que em nome do amor e amizade nós não iremos nos exortar ou não repreender um ao outro, o Senhor corrige ao que ama (Hb 12:6), portanto o amor cristão é na VERDADE, é um amor não fingido, mas também é um amor ardente, vem do grego Ektenos e significa ser estendido, sendo assim nosso amor uns pelos outros, deve ser longânimo , paciente, suportar, o amor que estende a mão e não à recolhe.
E o último ensino aqui é a regeneração, a nova vida, a vida de Cristo que habita o cristão e que é a causa provocadora de uma vida em santidade e em amor. É impossível alguém ser puro e ter um amor verdadeiro e ardente sem que este tenha nascido de novo, pois tanto a pureza (santidade) quanto o amor são atributos de Deus e por isso provêm Dele somente para o cristão, portanto a santidade e o amor é a prova que somos nascidos de Deus.
Minha oração é que a Igreja de Cristo busque firmemente em obediência a pureza para que o amor entre os irmãos seja verdadeiro e ardente para que o mundo perceba que não somos nascidos de carne e sangue mas da água e do Espírito e portanto não somos daqui.
Soli Deo Gloria
Leonison Porfirio
santidade e amor, uma vez que o nosso Senhor Jesus é inteiramente amor e inteiramente Santo, seu chamado aos eleitos também são a esses dois modos de vida.
Creio que o chamado irresistível de Cristo aos seus é exatamente para que vivam uma vida intensa em santidade, perceba que Pedro trata o estado último do processo de santificação, uma vez que santidade é o estado último de todo o processo de santificação (1Pe 1:2).
Há três doutrinas excelentes aqui nos vs 22-23 são elas, doutrina da santidade, do amor e da regeneração, e elas estão entrelaçadas de forma que não se separam de maneira nenhuma.
Pedro inicia essa verdade no versos 22: "tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade", Pedro não está dizendo que é a sua obediência que te purifica do pecado e sim que, a obediência à verdade dia após dia te mantém puro dia à dia, pois a Bíblia é bem clara quanto à quem fez nossa purificação a saber Cristo ao se entregar na cruz (Hb 1:3; Gl 1:4; Tt 2:13-14), portanto o que Pedro está dizendo é que uma vida obediente é uma vida separada dos padrões do mundo por isso é uma vida pura ou santa, santidade é ser separado, logo o cristão separado também é sem mistura portanto ele é puro.
Deus nos deixou os meios de graça para nos mantermos puros e os encontramos todos nas Escrituras, na oração e na igreja com exposição, oração e ministração da Ceia e o batismo.
O outro grande ensino aqui é sobre o amor fraterno, no grego amor e Philadelphia que significa amor de irmãos e irmãs, então percebemos que uma vida obediente a verdade, uma vida pura e santa nos leva pelo caminho do amor entre irmãos; eu não entendo como poderíamos ser um cristão sem amor, se a pureza te leva ao amor não fingido, ao amor de coração e ao amor ardente uns pelos outros. Paul Washer disse que: "os seus melhores amigos, aqueles que te amam, são aqueles que te dizem as maiores verdades, te agradando ou não, porque ele te ama."
Nos amarmos não quer dizer que em nome do amor e amizade nós não iremos nos exortar ou não repreender um ao outro, o Senhor corrige ao que ama (Hb 12:6), portanto o amor cristão é na VERDADE, é um amor não fingido, mas também é um amor ardente, vem do grego Ektenos e significa ser estendido, sendo assim nosso amor uns pelos outros, deve ser longânimo , paciente, suportar, o amor que estende a mão e não à recolhe.
E o último ensino aqui é a regeneração, a nova vida, a vida de Cristo que habita o cristão e que é a causa provocadora de uma vida em santidade e em amor. É impossível alguém ser puro e ter um amor verdadeiro e ardente sem que este tenha nascido de novo, pois tanto a pureza (santidade) quanto o amor são atributos de Deus e por isso provêm Dele somente para o cristão, portanto a santidade e o amor é a prova que somos nascidos de Deus.
Minha oração é que a Igreja de Cristo busque firmemente em obediência a pureza para que o amor entre os irmãos seja verdadeiro e ardente para que o mundo perceba que não somos nascidos de carne e sangue mas da água e do Espírito e portanto não somos daqui.
Soli Deo Gloria
Leonison Porfirio
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